![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgKgex0Q-1RamB4MCdCIx7KUvfPqYUiE6AtB-Ti3N0j2o4Y5OuIXo5CSZbGEHGUrYF7J9wKMmY0SDdCccx8EEUcXPY4HLcrFfP3DPbJfU9Q1wndD1nCyjRLXz1hDB_OOHWRRHJDD5IkfMzv/s1600/VW-Saveiro-Cross-2013-01.jpg)
No ano passado, a Saveiro Cross estreou o novo motor 1.6 16 V de 120 cv de potência e 18,8 kgfm de torque, o que garantiu pique extra ao modelo, especialmente quando carregado. A versão mais antiga da picape não conta com o mesmo vigor, e não é por conta da idade. Equipada com o tradicional 1.6 16V, que rende com etanol 104 cv e 15,6 kgfm, a aventureira vai bem na cidade, mas deve fôlego em situações que exigem força. O câmbio manual é bem acertado e faz um bom gerenciamento do torque, mas o casamento é mais feliz com o quatro cilindros mais atual
Em nossos testes de aceleração, a Saveiro 2015 andou 2 segundos na frente da antecessora, cravando 10,5 segundos no 0 a 100 km/h. O modelo 2013 fez o mesmo em 12,4 segundos. Os números das retomadas do novato também são ligeiramente melhores, de 60 a 100km/h em quarta marcha, ele levou 11 segundos, contra 11,4 segundos do veterano. Em relação ao consumo, a Saveiro nova também vai melhor. Em nossos testes com etanol, ela gastou, em média, 8,2 km/l na cidade e 11 km/l na estrada, enquanto a picape 2013 fez 6,7 km/l e 9,4 km/l, respectivamente.
Equipamentos
Afora os adereços que compõem a roupagem aventureira, a lista dos dois modelos é generosa. Ambos oferecem aibag duplo, ferios ABS, direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, sistema de som integrado com conectividade Bluetooth, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve de 15 polegadas, retrovisores externos elétricos com função tilt down e capota marítima. Mas a picape novata tem a vantagem de oferecer itens ainda inéditos no segmento, como controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e freios ABS com função off-road, que ajuda o carro na lama. E está aí um dos motivos que elevaram o preço do modelo novo para além dos R$ 60 mil.
Acabamento
O interior dos dois modelos é praticamente igual. Mudam apenas a padronagem dos tecidos que revestem os bancos. Ambos apresentam um excelente nível de acabamento na montagem das peças. O layout é o mesmo exibido por outros modelos da marca, inclusive no painel de instrumentos, onde tudo é sóbrio, porém correto.
Conforto
Em termos de espaço para os passageiros, o modelo 2015 leva a melhor por conta da cabine dupla, que possibilida levar passageiros atrás - embora a Saveiro com cabine estendida ofereça a mesma distância entre-eixos, 2,75 metros. Quanto à capacidade da caçamba, a vantagem é da Cross 2013, que conta 734 litros contra os 580 l da cabine dupla.
Já a vida a bordo nos dois modelos é parecida. O comportamento da suspensão é praticamente o mesmo nas duas picapes. O sistema é mais durinho do que o do hatch Gol, mas bem calibrado para filtrar as irregularidades do solo sem comprometer o bem estar de quem está a bordo. No entanto, o modelo 2015 entrega mais estabilidade, pois é beneficiado pelo conjunto de recursos eletrôncos, como o controles de tração e o ABS offroad.
Oferta
Pela tabela Fipe, o modelo usado é avaliado em R$ 39.099, mas como a Saveiro está em alta nas vendas, é mais comum encontrar exemplares com baixa quilometragem por valores entre R$ 42 mil e R$ 45 mil. Já a versão 2015 está sendo oferecida sem o aumento do IPI e com DESCONTOS em relação ao preço de tabela. Encontramos a picape por valores entre
R$ 61.500 e R$ 63.500. Algumas unidades estavam até equipadas com opcionais, como bancos em couro e o módulo tecnologia (controle automático de velocidade, sensores de chuva e crepuscular). As condições de taxa de juros, no entanto, para o modelo Cross não são atrativas: giram em torno de 1,5% ao mês, com entrada de 40%.
Manutenção
O pacote com as três revisões feitas dos 20 mil km aos 40 mil km do modelo 2013 é um pouco mais em conta. Custa cerca de R$ 750, enquanto a da Saveiro nova sai por R$ 800. Já a cesta de peças da dupla (que inclui farol, retorvisor externo, para-choque traseiro, lanterna traseira, filtro de ar, jogo com 4 amortecedores e jogo de partilhas de freio) sai a mesma coisa: R$ 3.000.
Seguro
A apólice para os dois modelos gira em torno de R$ 4.000, dentro do perfil estabelecido por Autoesporte.
Vencedor: Novo
Com o mercado de automóveis em baixa, as lojas tem negociado o modelo novo com bons DESCONTOS. Ainda que cerca de R$ 16 mil separem a nova Saveiro Cross do modelo usado, vale a pena optar pela versão com cabine dupla. Além do espaço adicional para passageiros, ela conta com motor mais potente, muito bem-vindo quando está carregada, e com vários recursos tecnológicos, como controle de tração e estabilide e assistente de partida em rampa, que incrementam o nível de segurança da picape. É claro que se você não tiver mais de
R$ 60 mil no bolso para levar o modelo novo para casa, vá na picape usada sem medo. De todas as versões da Saveiro 2013, a versão Cross é a com o melhor custo-benefício.
0 comentários:
Postar um comentário